segunda-feira, 21 de março de 2011

SOCIOLOGIA - NOÇÕES DE IGUALDADE E INDIVÍDUO - HOBBES E BOBBIO


A ideia de vocação de Calvino levava à igualdade das profissões. Ela embutia a igualdade na teoria da predestinação, oculta antes mesmo de chegar-se à vocação: a ideia de indivíduo e de igualdade estava intrínseca na busca de todos pelo indício da salvação, sem a Igreja como intermediário entre indivíduo e Deus: cada um isoladamente está diante de Deus; como não sabemos quem está ou não entre os eleitos, todos os indivíduos são iguais diante de Deus.


Questão do indivíduo de acordo com Bobbio: nas Declarações dos Direitos do Homem da Revolução Francesa, a concepção é individualista: sem indivíduo não há essa declaração e não há Direito Moderno.


Hobbes: há a sociedade civil constituída pelo pacto que estabelece o poder do soberano. Antes do pacto havia um estado de natureza, que compreende um estado de indivíduos, que eram livres e iguais (tanto em termos da razão como em termos de força) – IGUALDADE
O ponto de partida de Hobbes para analisar a sociedade são os indivíduos (hipótese intelectual e não histórica, que busca entender a sociedade, mesmo que tal hipótese não tenha acontecido de fato), a sociedade vem depois. O modelo que predominava antes era o aristotélico, que parte da visão de que a sociedade grega antiga é composta de indivíduos (pessoas) que é anterior ao indivíduo. Ou seja, tal sociedade existiu antes do indivíduo e nenhum indivíduo conseguiu viver antes da sociedade. Logo, ele é naturalmente coletivo e prefere viver em sociedade. Os indivíduos são naturalmente sociais, ao contrário dos indivíduos de Hobbes que são associais. Tais indivíduos sociais almejam sempre o bem comum da sociedade, querem o melhor para esta, porque assim o indivíduo também será realizado plenamente. O bem comum aqui é a felicidade, atingida através da melhoria da sociedade (Ideia predominante da Idade Média).


Em Hobbes, os indivíduos podem fazer tudo o que quiserem. Os indivíduos sentem desprazer na companhia dos outros, buscando viver apenas por si, e querem ter tudo. A predominância do estado de natureza aqui é a violência generalizada (guerra de todos contra todos) – O HOMEM É O LOBO DO HOMEM. Chega um momento que, para escapar da situação precária, o indivíduo prefere perder sua liberdade em busca da segurança, usa a razão e as paixões, especificamente a paixão (sentimento) do medo da morte para tentar escapar da situação do estado de natureza. O indivíduo, portanto, abre mão da liberdade absoluta em troca da segurança que só terá vivendo em sociedade. Surge aqui o pacto entre indivíduos que estão na mesma situação, visando instituir a sociedade civil para alcançar a segurança. Essa troca é vista como vantajosa e não aborda a ideia de bem comum de Aristóteles. A ideia tanto prezada do coletivo de Aristóteles é trocada pelo pensamento em si mesmo e na sua própria manutenção, porque os indivíduos são associais. Tal sociedade civil, portanto, é artificial, é uma invenção. A característica dessa sociedade é uma função prática: manter a segurança, para que todos possam sobreviver. Em Aristóteles, há objetivos nobres (propósito elevado), o governante é aquele que preza pela manutenção da felicidade de todos, em Hobbes tudo decai, a visão da política decai, a perspectiva é realista e não de propósito elevado. As pessoas para Hobbes são vaidosas, se acham especiais e mais inteligentes que outras, mas na verdade não são, todos se acham especiais mas todos são a mesma coisa. Hobbes, portanto, tem visão pessimista e rebaixada do ser humano.


O pacto civil criado é de natureza individual: sua natureza é essencialmente individual e somente o resultado é coletivo. A noção do pacto e da sociedade é, portanto, individualista. O todo não resolveu fazer um pacto e sim cada um com cada um faz um pacto, pois se parte de um indivíduo isolado para formar um todo, não defendendo um bem comum, mas para cada um definir seu objetivo maior, que é ficar vivo. O coletivo aristotélico passa agora a ser a união de indivíduos que estavam separados e se unem numa sociedade artificial.


IDEIA DE MAIORIA DA DEMOCRACIA: pessoas isoladas somadas; quando atingida a metade + 1 tem-se a ideia de maioria. Essa visão é individualista e acompanha a visão de Direito Moderno. Se a democracia é individualista, para uma visão burguesa (liberal), democracia é a sociedade estar funcionando bem, com a maioria bem. Mas se grande parte da população não tem acesso aos bens, na concepção liberal e burguesa há um Estado Democrático. Na concepção socialista e progressista não há um Estado Democrático, a não ser no âmbito formal.


O alvo da formulação da teoria de Hobbes são as necessidades próprias da natureza humana. Ele na visão jusnaturalista parte do princípio de que existe uma natureza humana e tentam associar a ideia de sociedade a ela. A ideia de natureza humana é vista aqui como uma ideia de conjunto de comportamentos, sentimentos e característica específicas do ser humano independente de onde ele viva. Em Moçambique, na Suécia ou no Brasil o indivíduo é o mesmo porque tem a mesma natureza humana. Essas noções são atemporais e fazem parte do ser humano. Tal concepção, contudo, ainda vigora para o senso comum. Ao dizer que homem não chora hoje, diz-se porque na concepção da natureza humana, os homens não choram. O pressuposto é de uma natureza humana, um conjunto inalterado de características humanas. Essa teoria caiu por terra a partir do séc. XX e foi substituída pela ideia de cultura. Tal pessoa agora é diferente se as características culturais forem diferentes. O indivíduo de Serra Leoa e o Americano não é o mesmo, porque as culturas são diferentes. Portanto, para as Ciências Sociais, a partir do séc. XX, não existe natureza humana. Hobbes entendia que uma sociedade baseada em natureza humana era uma sociedade ideal.


Nota: A Sociedade Capitalista Industrial é por definição desigual, porque o Capitalismo produz DESIGUALDADE por natureza.


Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.