sexta-feira, 4 de março de 2011

A EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO, MAURICE DOBB - CAPÍTULO 2


II – O declínio do feudalismo e o aparecimento das cidades

1.

Para o historiador constitucional: a posse de terra como fonte do poder político;
Para o jurista: sua essência era determinada pelo status do senhor feudal;
Para o historiador de economia: o cultivo da terra pelo exercício de direitos sobre pessoas.

Para Profº P. Struve: vínculo contratual, mas indissolúvel entre serviço e cessão de terras, entre obrigação pessoal e direito real.

Seu início para alguns historiadores é datado de 1350 e seu fim se deu no séc. XVII.

Para alguns historiadores adpetos das teorias marxistas, como o Profº M.N. Pokrovsky, feudalismo é visto como uma economia natural, auto-suficiente em contraste à economia de troca monetária que tem o consumo como objetivo, contudo, no ocidente tal noção tem maior afinidade com historiadores alemães.

Definição do autor do texto: modo de produção, querendo significar servidão pois há uma força imposta ao produtor pela força e independentemente de sua vontade para satisfazer certas exigências econômicas de um senhor, quer tais exigências tomem a forma de serviços a prestar ou taxas a pagar.

Tal força empregada pode ser militar (possuída pelo senhor feudal); costume (apoiado por algum procedimento jurídico; força da lei.

O feudalismo diferencia-se da escravidão, pois, enquanto no feudalismo o trabalhador é autônomo e tem a posse dos meios de produção, o escravo trabalha com condições de trabalho pertencentes à outros e se assemelha o modo feudal da escravidão enquanto o feudalismo enseja uma relação de propriedade direta entre senhor e servo, de modo que o produtor direto não seja livre.

Diferença entre feudalismo e capitalismo: -  no capitalismo o produtor não é mais independente, está divorciado dos seus meios de produção e da possibilidade de prover sua subsistência assim como na escravidão; contudo, inversamente à escravidão, sua relação com o proprietário dos meios de produção que o emprega é puramente contratual: perante a lei, o trabalhador é livre para escolher como trocar de patrão.

No sistema feudal há baixo nível de técnica, pois os instrumentos de produção são simples e em geral baratos, o ato de produção tem caráter individual. A divisão do trabalho mostra-se em nível primitivo de desenvolvimento e o caráter da produção visa atender a necessidades imediatas, como a de subsistência e não um mercado amplo.

É também o feudalismo associado à descentralização política, com a posse de terra nas mãos dos senhores que geralmente prestavam funções judiciárias ou semijudiciárias em relação a população dependente. A posse de terra é, portanto, uma das principais características do sistema feudal.

2.

O crescimento do comércio trouxe o comerciante e a comunidade comercial para dentro da sociedade feudal. Houve a circulação crescente de dinheiro atavés da troca (penetrando na auto-suficiência da economia senhorial), a presença do mercador trouxe a intenção de troca de produtos excedentes e produção para o mercado. A renda em dinheiro passou a ser a ambição dos senhores feudais assim como os serviços dos servos. Desenvolvia-se um mercado de empréstimos e outro de terras.

A transformação da sociedade feudal em sociedade capitalista foi um efeito das trocas e do dinheiro. Uma economia natural e uma economia de troca não podem agir em conjunto e a segunda sobrepõe-se à primeira indubitavelmente.



ANÁLISE 2

Quando se trata do termo capitalismo, em toda sua complexidade é inegável a importância do pensamento de Marx, quando Stedily o interpreta da seguinte forma:




"... como o modo de produção em que operários assalariados, despossuídos dos meios de produção e, juridicamente livres, produzem mais-valia; em que a força de trabalho se converte em mercadoria, cuja oferta e a demanda se processam nas condições da existência de um exercito industrial de reserva, em que os meios de produção assumem a forma de capital, de propriedade privada destinada à produção ampliada sob forma de que se destina ao mercado" (STEDILY, 2004, p. 16)



Segundo Maurice Dobb, na sua obra, A evolução do Capitalismo, Weber comenta sobre o capitalismo da seguinte forma:

Ele (o capitalismo) está presente onde quer que a provisão industrial para as necessidades de um grupo humano sejam executadas pelo método da empresa, e um estabelecimento racional como um estabelecimento com contabilização do capital. E usou a expressão "espírito do capitalismo" para descrever a atividade que busca o lucro, racional sistemático (Dobb, 1987, p. 15).

Muito são os autores que escrevem e discutem sobre o inicio do capitalismo, alguns afirmam que sua gênese é anterior mesmo ao feudalismo; acreditando esses defensores que em épocas diferentes da história tem reinado sempre atitudes econômicas diferentes e que é esse o estopim que tem criado a forma que lhe corresponde (o capitalismo) e com isso uma organização econômica. Há outros que atribuem a "existência" do espírito do capitalismo até mesmo nas sociedades mais simples e remotas, como é o caso de Sombart. Para este, "o homem pré-capitalismo era um homem natural que concebia a atividade econômica como simples aprisionamento de suas necessidades naturais (SOMBART apud Dobb, 1987, p.15). E por fim (não querendo dizer que este foi o ultimo, tampouco o primeiro a teorizar sobre o capitalismo, más é louvável reconhecer a importância de seu axioma para com o modo capitalista de produção) Marx, que deu a maior contribuição teórica e é considerado o pioneiro em realizar um estudo teórico/sistemático do sistema capitalista.

Dessa forma, com o declínio do feudalismo, as cruzadas e o ressurgimento do comercio; tudo isso somado conhecimento científico, Marx buscou na Inglaterra (berço da Revolução Industrial), a luz para o desabrochamento teórico e prático do capitalismo. Isso porque, aquele país foi palco de uma das maiores técnicas, científicas, políticas, econômicas e sociais sem precedentes na história. Tal transformação ficou conhecida como Primeira Revolução Industrial e modificou demasiadamente tanto o modo de produzir daquela sociedade, quanto próprio modo de pensar e viver.

Assim, podemos dizer que o capitalismo surgiu quando por circunstancias diversas, uma enorme quantidade de riquezas se acumula nas mãos de uns poucos indivíduos, interessados sempre em obter mais lucros. De inicio, essa acumulação se deu através da pirataria, do roubo (acumulação mercantil), dos monopólios e do controle de preços praticados pelos Estados Absolutistas, tendo estes no "comando", a burguesia. Mais foi na Inglaterra (através da Primeira Revolução Industrial) que o modo de produção capitalista se desenvolveu plenamente por maio da formação de uma classe de trabalhadores livres de senhores (relação servil) e sem propriedades, apenas com a sua força de trabalho para vender como mercadoria.

Eric Hobsbawm alerta sobre a influência e preponderância do capitalismo da seguinte forma:
Era, em primeiro lugar, um mundo que não consistia apenas de fábricas, empregados e proletários, o que tivesse sido transformado pelo enorme progresso do setor industrial. Por mais espantosas que fossem as mudanças trazidas pelo avanço da indústria e da urbanização em si mesmos, não são necessários para medir os impactos do capitalismo (HOBSBAWN, 2004).

O fato é que o capitalismo não "nasceu" de repente, e sim de forma gradual, e seu crescimento foi e é muito além do que muitos imaginam. E que desde seu surgimento houve e ainda há (com mais intensidade) transformações radicais no meio social, produtivo, político e econômico.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/14411/1/A-Evolucao-Politico-economica-do-Capitalismo-Da-Producao-em-Serie-a-Producao-Flexivel/pagina1.html


Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.