segunda-feira, 7 de março de 2011

PARTIDOS POLÍTICOS – CAPÍTULO 17 – CELSO RIBEIRO BASTOS



CONCEITO DE PARTIDOS:

  • formas de socialização
  • no interior de uma associação
  • finalidades: conquista do poder e influência no exercício do poder.


Os partidos políticos estão extremamente enraizados à forma de representação do povo, visto que o direito ao voto implica a existência de grupos de associações com os mesmos ideais e fins, para que o eleitor possa tomar sua decisão. Logo, OS PARTIDOS EM SI SÃO GRUPOS DE PESSOAS QUE COMPARTILHAM IDEAIS, PROJETOS E IDÉIAS SEMELHANTES. O elemento político agrega esses grupos à temática do Estado. 

Há classificações dos partidos que desempenham profundas influências no sistema do governo vigente, são eles:

PARTIDO DE QUADROS: primeiros a aparecer, são compostos por figuras políticas importantes. A qualidade é observada mas sua estrutura é fraca e ainda existe em partidos mais conservadores.
PARTIDOS DE MASSAS: criados pelos socialistas a partir do século XX é adotado pelos comunistas e fascistas. Representam a minoria, os desfavorecidos e a classe operária. Há formação de militares, treinados para a violência.
SISTEMAS DE PARTIDOS: abrange número de partidos, suas estruturas, ideologias, papéis representados, e etc. É uma ênfase o que dá significado aos seus partidos.
BIPARTIDÁRIOS: consagram dois partidos que se revezam no poder, onde quase sempre há um dominante. O partido vencedor sempre tem a maioria dos votos e exerce o poder sem coligações.
MULTIPARTIDARISMO: quase sempre o partido vitorioso detém maioria no parlamento e há então negociações para que alguns também cheguem ao poder. Logo, ele reflete mais as várias opiniões públicas. Elas, no entanto, aumentam o poder dos representantes, mas vêm acompanhadas de instabilidade, visto que suas vontades podem ser desfeitas a qualquer momento.

SISTEMAS DE PARTIDOS E SISTEMAS ELEITORAIS: há relações entre eles;

O sistema majoritário ADMITE o bipartidarismo, nisso, partidos de pouca expressão são absolutamente inúteis no sistema. Já o sistema proporcional tende ao multipartidarismo, que dificultará alianças entre partidos. Transformam as idéias antes inexistentes em mais expressivas. Pode conduzir ao pluripartidarismo. E também o sistema majoritário de dois turnos, conduz ao francês multipartidarismo, o que significa que todos os partidos lutarão de início. Denotados o primeiro turno, através de coligações, agrupam-se os de direita e os de esquerda.

MEIOS DE ATUAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS:
- disputa eleitoral
- uso do dinheiro
- emprego da demagogia
- influência social e sociológica
- violência física.
- educação política
- influência nos sindicatos
- ocupação dos postos de governo
- atuação legal
- atuação clandestina

EM SÍNTESE, DE ACORDO COM PAULO BONAVIDES:
Grupo social serve de base sociológica a um partido, há um princípio de organização, um acervo de idéias e princípios, ideologias, programas, metas, um interesse básico: chegar ao poder, permanecer nele, e influenciá-lo, e uma ideologia é a justificativa da sua permanência no poder.


Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.