sexta-feira, 4 de março de 2011

QUEDA DO FEUDALISMO E TRANSIÇÃO PARA O CAPITALISMO


FATORES QUE DETERMINARAM A QUEDA DO FEUDALISMO:
  • ·         mudanças na técnica de cultivo da terra;
  • ·         expansão territorial (cruzadas);
  • ·        renascimento do comércio à distância e crescimento das cidades;
  • ·         mudanças nos hábitos/padrão de consumo;
  • ·        pressão das relações sociais (assalariamento e arrendamento).


TRANSIÇÃO PARA O CAPITALISMO

A transição para o Capitalismo ocorre mediante a mercantilização crescente das relações sociais; o Capitalismo é o “mundo das mercadorias”.

O conceito de MERCADORIA é o ponto de partida para o entendimento da sociedade do capital.

No Feudalismo havia um capitalismo comercial, um mercantilismo, uma acumulação primitiva do capital, com uma base pouco desenvolvida e violenta; havia exploração do colonial, escravidão; formação do proletariado (também violenta).

Mercantilismo - fase de transição; a lógica do capital (valor que gera mais valor) está restrita à esfera da circulação: a base é o comércio.

Capitalismo – pressupõe unificação dos mercados e está ligado à criação da noção de Estado Moderno.

Capitalismo Industrial – a lógica do capital transforma a produção, especializa o trabalho: quanto mais há mercadorias, maior a divisão e especificação do trabalho.
A troca no capitalismo é intermediada pelo dinheiro, não há mais o escambo, prática utilizada na Idade Média para fins comerciais.

EXÉRCITO INDUSTRIAL DE RESERVA: contingente de trabalhadores nas ruas pressionando os que trabalham, esperando pela sua vaga. Era assim que era a sociedade na época da transição para o Capitalismo.

PROLÉTÁRIO: surge do cercamento: o servo é expulso da terra pelo nobre; sua única saída é trabalhar nas propriedades privadas nas condições impostas pelos donos das “empresas”, situadas nas cidades. O proletário se torna assalariado vendendo sua força de trabalho, que é sua mercadoria.


Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.