sexta-feira, 4 de março de 2011

ANÁLISE DE MARX - O CAPITAL (MERCADORIA, MAIS-VALIA)


Em “O Capital”, Marx busca explicar como funciona a sociedade do capital. Logo no primeiro capítulo, denomindado “A Mercadoria”, o autor busca explicitar a coleção de mercadorias que há na sociedade. A riqueza é produto dessa abundância de mercadorias. O mercado no âmbito individual, elementar e de maneira simples é mostrado na obra.

  • ·         COLEÇÃO DE MERCADORIA: modo geral da mercadoria;

  • ·        MERCADORIA ELEMENTAR: modo individual, simples, “coisa”, que atende a uma necessidade.

A propriedade da mercadoria diz respeito ao caráter de uso da mesma; ela aqui é vista como objeto com utilidade. Ex: caneta.

A MERCADORIA POSSUI DUAS DIMENSÕES: são elas a abstrata ou social, relacionada ao papel que ela desempenha na sociedade; dimensão de troca, pela quantidade de trabalho utilizado para produzir tal coisa.

A mercadoria vem do trabalho, e seu valor está atrelado à ele. Quanto maior a quantidade de trabalho (tempo, trabalho, matéria prima, especialização) aplicada sobre a mercadoria, maior o seu valor de troca. Nota-se que a mercadoria é a intermediária da relação social, mas ela mascara essa relação = MERCADORIA COMO FETICHE.

MERCADORIA: 
- valor de uso – trabalho concreto
- valor de troca – trabalho abstrato

A mercadoria representa a força de trabalho em geral e na sua especificidade, e a própria força de trabalho é uma mercadoria, que em contrapartida produz outras mercadorias.

Trabalho concreto: considera a especificidade de cada profissão;
Trabalho abstrato: trabalho “em geral” enquanto dispêndio de energia laborativa

  • O trabalhador vende sua força de trabalho em troca de salário (o preço da força de trabalho) por uma determinada jornada de trabalho.
SITUAÇÃO: Em 8 horas de trabalho, 5  horas são o “trabalho necessário” realizados pelo trabalhador que equivalem ao seu salário. As 3 horas restantes geram o “trabalho excedente”, que é a mais-valia.

·         A mais-valia equivale ao valor gerado no processo de trabalho que é incorporado ao capital, e a LÓGICA DO CAPITAL impõe a busca cada vez maior da mais-valia.

Ela pode ser dividida em:
Mais-valia absoluta – ampliação da mais-valia por meio do prolongamento da jornada de trabalho; esta é limitada.
Mais-valia relativa – ampliação da mais-valia por meio de ganhos de produtividade usando tecnologia; esta é ilimitada.




Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.